Notícias

Vagão Sonoro Ambiental realiza Oficina de Musicalização

28.11.2011

No dia 23 de novembro, alunos do 2º período do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), participaram de uma oficina de musicalização no Vagão Sonoro Ambiental do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
Acompanhados pelo professor Marcelo Borba da disciplina de “Práticas Pedagógicas”, os alunos conheceram o Vagão Sonoro Ambiental localizado na Estação de Ouro Preto aonde confeccionaram instrumentos musicais com materiais alternativos e compuseram pequenas peças com os mesmos.
A oficina foi ministrada por Gustavo Nunes, Vivan Fernandes e Eutíquio Fonseca com o intuito de apresentar aos participantes novas formas de trabalhar parâmetros musicais com grupos infanto-juvenis e adultos, ligando as atividades realizadas cotidianamente no Vagão com as trabalhadas nas disciplinas do curso de licenciatura em Música da UFOP juntamente com as experiências que terão em sala de aula posteriormente.
O Vagão Sonoro Ambiental é composto pela escultura Resíduos Sonoros, construída com sucatas variadas. O espaço é destinado à realização de apresentações musicais, aulas de musicalização e interações pedagógicas. A estrutura do vagão abriga, ainda, uma Oficina Ecológica de Construção de Instrumentos Musicais, aberta ao público visitante.

 

 

  • Arquivos