Notícias

Blog das Bibliotecas das Estações lança o primeiro Concurso Cultural de 2015

09.02.2015

Na última semana, o Blog das Bibliotecas das Estações do Trem da Vale lançou o 1º Concurso Cultural de 2015, que terá como tema o Carnaval.

Cada região do país festeja o Carnaval de maneira diferente. Uma das tradições que surgiram com esta festa foram as Marchinhas, muito ligadas aos blocos de rua, e já estão presentes nos festejos há mais de um século. Foi Chiquinha Gonzaga quem compôs a primeira marchinha em 1889 no Brasil, chamada “Ó abre alas”.

Atualmente, em Ouro Preto e Mariana, acontece um dos carnavais mais famosos do Brasil, que atrai muitos turistas todos os anos. E as tradicionais Marchinhas ainda movimentam as ladeiras dessas duas cidades históricas.

Um dos entrevistados do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale - PEPTV; o Sr. Sebastião da Circuncisão da Silva - mais conhecido como Seu Tião do Doce - compôs uma Marchinha que exalta o carnaval na cidade de Ouro Preto. Seu depoimento, em que canta esta composição, encontra-se disponível na Sala de Memórias da Estação de Ouro Preto.

E, com o intuito de valorizar essa tradição local, o Blog das Bibliotecas escolheu a Marchinha do Seu Tião para inspirar o 1º Concurso Cultural de 2015. Para saber como participar do concurso acesse o site www.tremdavale.org/blog/ e aproveite, também, para se inteirar sobre a programação das Bibliotecas.

 

Oficina confecção de máscaras de carnaval - Tenda Cultural OP -  17/02/12. Foto: Acervo TDV

Oficina confecção de máscaras de carnaval - Tenda Cultural OP -  17/02/12. Foto: Acervo TDV

  • Arquivos