Home » Notícias
No sábado, dia 29 de novembro, ocorreu a décima segunda apresentação da Mostra de Audiovisual de 2014, na Tenda Cultural da Estação Ferroviária de Ouro Preto, integrando a programação do Evento “Repertório da Memória”. A exibição, que teve início por volta de 17h20, durou 33 minutos, e contou com a presença de um público de, aproximadamente, 150 pessoas.
Nessa sessão, foi exibido o videodocumentário “Banda São Sebastião - 100 Anos de Música”, que teve gravações realizadas no distrito de Passagem de Mariana, em 2009 e 2010.
Rosilene Figueiredo, integrante da Equipe do Trem Vale, faz a abertura da 12ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 – Videodocumentário “Banda São Sebastião – 100 Anos de Música”, na Tenda Cultural da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Marina Ibba
Participantes do evento assistem ao Videodocumentário “Banda São Sebastião – 100 Anos de Música” - Foto: Marina Ibba
Durante a apresentação foi possível notar a apreciação demonstrada pelas pessoas presentes, tanto daquelas que se reconheceram ou a outro participante do videodocumentário; como, também, de integrantes de outras sociedades musicais, que prestigiaram o evento.
Depoimentos de participantes foram gravados após a exibição do vídeo, conforme alguns trechos, a seguir.
Ao ser indagado sobre a importância da exibição do Videodocumentário “Banda São Sebastião - 100 Anos de Música”, Rafael Gomes Guimarães, maestro da Sociedade Musical Santaritense, disse: “…Eu acho que é uma forma de aproximar um pouquinho mais as pessoas da história das bandas, do que realmente é uma banda de música e que infelizmente, com o decorrer dos anos isso vem sendo perdido…”
Leonardo Penna, integrante do Núcleo de Audiovisual do Programa, grava depoimento com Rafael Guimarães, Maestro da Sociedade Musical Santaritense, momentos após a 12ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014, na Estação de Ouro Preto. Foto: Marina Ibba
E sobre a experiência de assistir ao videodocumentário “Banda São Sebastião - 100 Anos de Música”, Eduardo Assunção Estevão, depoente do vídeo, comenta: “…Essa iniciativa do Trem da Vale de resgatar as memórias é muito importante não só para mim, que sou músico atual, mas para os músicos que vão vir, para saber a história, para realmente amar a sociedade, gostar da banda”.
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310