Home » Notícias
O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou na terça-feira, 12 de abril, a primeira gravação em Ouro Preto das entrevistas referentes à sexta fase do programa, correspondente a 2011.
O ouro-pretano José Henrique Neves, nascido em 1952 no bairro Cabeças, durante duas horas recordou e descreveu aspectos da vida social, econômica e religiosa de Ouro Preto que enriquecerá o acervo do Vale Registrar, disponível na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana e também neste site.
José Henrique Neves presta informações complementares à estagiária Natália Severino. . Foto: Rafael Santos.
Entre inúmeras lembranças, o senhor José Henrique discorreu sobre os antigos comerciantes da cidade, citando nome e localização das lojas e produtos vendidos; os antigos carnavais, com blocos e desfiles pela Rua São José e histórias de Sinhá Olympia, Pedro Bóia, Juca do Asilo e de inúmeros tropeiros que, diariamente, passavam em frente á sua casa, localizada na Rua Alvarenga, para abastecer a cidade com gêneros alimentícios.
Professor de Matemática do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) − a antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto − desde 1981 e filho de José Benedito Neves, professor de “quase todas as escolas de Ouro Preto”, José Henrique disponibiizou ainda suas memórias sobre a vida escolar da cidade nos últimos 50 anos: as escolas primárias, os colégios Baeta e Arquidiocesano e a rivalidade que existia entre os alunos dessas instituições, citando até mesmo brigas na Rua São José, “o lugar em que tudo acontecia”. Sobre a Escola Técnica falou sobre as mudanças que ocorreram desde sua época de estudante até os dias atuais, destacando a origem dos alunos e a qualidade da escola.
A entrevista agora entra em sua fase de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final da Fase, esta e todas as outras entrevistas que se seguirão, serão reunidas ao referido acervo para consultas e pesquisas.
Vale ressaltar que a sexta fase de entrevistas do Núcleo de História Oral do Vale Registrar, em Mariana, teve início em 26 de janeiro de 2011, com a entrevista do senhor Manuel Vítor da Silva Filho, o Tuíca.
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310