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Estação Ferroviária de Mariana – 100 anos de história!

10.10.2014

O trem de ferro é, reconhecidamente, um dos ícones da cultura mineira. Assim como a extração de minério, ele é indissociável da história, da economia e da formação social do estado.

O conhecimento ferroviário chegou a Ouro Preto antes mesmo do trem. O tráfego do ramal férreo na cidade só começou em 1888. A inauguração ocorreu um ano depois, trazendo a família imperial como passageira. O ramal de Ouro Preto partia da Estrada de Ferro Central do Brasil e tinha como finalidade ligar a capital da província de Minas Gerais à capital do Império, o Rio de Janeiro. A Estação de Mariana, por sua vez, foi inaugurada em 1914, a 17.569 metros de distância da de Ouro Preto e foi determinante para a expansão urbana da cidade. Graças à ferrovia, Mariana, importante centro histórico, cultural e educacional, passou a ter um maior intercâmbio com outras regiões.

Chegada do presidente Epitácio Pessoa e comitiva à Estação Central do Brasil, em Mariana. Data: 1922 Foto: Arquivo Público Mineiro

Chegada do presidente Epitácio Pessoa e comitiva à Estação Central do Brasil, em Mariana. Data: 1922 Foto: Arquivo Público Mineiro

 

O trecho da linha férrea que funcionava regularmente até Ponte Nova, a 85 quilômetros de Mariana, operou até 1980. Havia trens para cargas, para passageiros e mistos. Também havia uma divisão em carros de primeira - com bancos estofados, eram os últimos da composição, longe da fumaça da locomotiva - e segunda classe - com bancos de madeira.

 

 

 

Em 1985, a EFCB, já sob a administração da nova Rede Ferroviária Federal S. A., criou um trem turístico entre Ouro Preto e Mariana. Dois anos mais tarde, em 1987, a linha turística encerrou suas atividades e o trajeto foi incorporado à malha ferroviária Centro-Leste, sendo arrendado posteriormente pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Em 1996, a linha férrea parou de ser utilizada na região, chegando a ter alguns trilhos retirados.

 

Em 2003, a Vale contratou o Santa Rosa Bureau Cultural (SRBC), agência de projetos e empreendimentos culturais de Belo Horizonte, para que desenvolvesse projeto relacionado à recuperação dos 18 km do trecho ferroviário entre Ouro Preto e Mariana, incluindo as quatro estações integrantes do percurso - Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana, Mariana, que estavam desativadas, e em precárias condições de conservação.

Vista lateral da Estação de Mariana. Foto: Acervo Trem da Vale

Vista lateral da Estação de Mariana. Foto: Acervo Trem da Vale

Circuito Musicalização, na Praça Lúdico-Musical da Estação de Mariana, ano de 2014. Foto: Acervo Trem da Vale

Circuito Musicalização, na Praça Lúdico-Musical da Estação de Mariana, ano de 2014. Foto: Acervo Trem da Vale

 

Atualmente, os espaços das Estações de Mariana e de Ouro Preto com seus acervos são locais para ações educativas, de fruição artística, convivência, produção de história oral, resgate de memória, entretenimento e lazer. Por meio dos Circuitos Comunidade e Escolas, atividades que oferecem o passeio de trem e visita guiada, o Programa já efetuou mais de 70 mil atendimentos a crianças, jovens, idosos e moradores da região.

 

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale tem como compromisso buscar nas comunidades em que atua suas próprias referências, sua memória e identidade, incluindo daqueles que vivenciaram momentos marcantes na centenária Estação Ferroviária de Mariana

 

Para comemorar os 100 anos da Estação de Mariana e a Semana da Criança, o Trem da Vale promoverá várias atividades gratuitas. Clique aqui e veja a programação completa e participe!

 

 

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