Vale Promover
O subprograma Vale Promover abrange a divulgação e promoção do patrimônio cultural e natural da região a partir de ações educativas e interpretativas e da criação de diversificados instrumentos informativos a respeito do patrimônio cultural e natural.
Envolve também a difusão das ações desenvolvidas visando a mobilização da comunidade e a articulação com os movimentos sociais, entidades e instituições culturais das cidades.
O Vale Promover desenvolve ações tanto para a população de Ouro Preto e de Mariana como para visitantes de todo o país e do exterior. Compreende as seguintes ações:
- Circuitos Diferenciados
-
Os Circuitos Diferenciados são atividades que visam à difusão dos patrimônios culturais e naturais a partir da viagem gratuita de trem e dos conteúdos museográficos das estações âncora do Programa, desenvolvendo ações educativas e informativas de forma lúdica e dinâmica.
O programa é composto por viagem de trem, visitação guiada aos equipamentos de educação e cultura instalados nas estações e participação em oficinas. Durante o passeio de trem, os passageiros contam com a presença de monitores que fornecem informações e curiosidades sobre o percurso.
Os Circuitos Diferenciados são destinados aos moradores de Ouro Preto e Mariana, por meio do Circuito Comunidade, e aos alunos e professores, que participam do Circuito Escola.
- Circuito Escola
-
O Circuito Escola, um dos pilares do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, iniciado em agosto de 2006, quando foi realizada a primeira viagem de trem Ouro Preto-Mariana, tem possibilitado a um número expressivo de crianças e jovens, principalmente, uma opção de aprendizado cultural, por meio da vivência e do contato com os bens culturais e naturais da região. Seu público alvo preferencial são os alunos da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto, Mariana e região, que participam de visitas guiadas às estações do Programa e do passeio de trem. Os alunos de Mariana e seus professores embarcam para Ouro Preto e vivenciam os espaços dessa estação, ao passo que os alunos e professores de Ouro Preto viajam em direção à estação de Mariana.
Os alunos visitantes percorrem os equipamentos culturais instalados nas estações de Ouro Preto (Biblioteca Infantojuvenil da Estação, Tenda Cultural, Vagão Sonoro-Ambiental, Sala da Maquete Ferroviária, Espaço UFOP e Sala de Memórias) e de Mariana (Biblioteca Infantojuvenil da Estação, Praça Lúdico-Musical, Vagão dos Sentidos, Hall Multimídia e Sala Multiuso). Nesses espaços, acontecem atividades educativas voltadas para o reconhecimento e a valorização do patrimônio imaterial, natural, tecnocientífico e literário, buscando sempre o envolvimento dos alunos com os temas tratados.
Esta atividade, em 2014, acontece em duas quintas-feiras de cada mês, exceto feriados, juntamente com o Circuito Comunidade.
- Circuito Comunidade
-
O Circuito Comunidade é direcionado a grupos de associações organizadas de Ouro Preto e Mariana. A atividade oferece a viagem gratuita de ida e volta no trem para os moradores das duas cidades. Os moradores de Ouro Preto viajam em direção à Mariana, e vice-versa, o que proporciona a integração da população não só com o patrimônio cultural da própria cidade, como também da região. O agendamento para o Circuito Comunidade pode ser realizado pelo telefone: 31-35517310.
- Tenda Cultural
-
A Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto é um espaço destinado a atividades culturais e educativas promovidas no âmbito do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale. Abriga ainda eventos da comunidade, como apresentações artísticas, fóruns, simpósios, cursos e oficinas, garantindo o acesso e o uso democrático do equipamento cultural da Estação por parte da população local.
- Guia Cultural
-
O Guia Cultural Mariana- Passagem de Mariana – Ouro Preto reúne informações básicas e úteis ao visitante, além de revelar novos aspectos e curiosidades sobre essas importantes cidades históricas de Minas Gerais. Por meio de uma abordagem diferenciada, procura-se valorizar a visão das próprias comunidades sobre seu patrimônio.
O Guia apresenta dados referentes aos bens culturais da região, de forma articulada e objetiva, levando em conta também a vida cotidiana e os costumes destas cidades. O eixo da pesquisa desenvolvida contemplou a arquitetura religiosa e civil e seu entorno.
Os roteiros e caminhos apresentados são um convite para um amplo passeio cultural pelos saberes e prazeres inesgotáveis encontrados nestes núcleos históricos.
Baixe a 2ª edição do Guia Cultural (lançado em dezembro/2013): trem-da-vale_guia_cultural (PDF)