Educação Patrimonial
A Educação Patrimonial é composta por três subprogramas. Conheça-os:
Alguns Números
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, por meio de seus cursos, oficinas, eventos e demais atividades, além da viagem de trem e da visita aos espaços culturais das estações, obteve mais de um milhão de atendimentos a crianças, jovens, moradores da região e turistas, no período de 2006 a 2015.
Cabe destacar também o número expressivo de consulentes ao site que, obteve de 2009 até março de 2015, um número de 338.110 acessos . O site veicula reportagens e relatos sobre as atividades desenvolvidas e oferece a possibilidade de conhecer os espaços e consultar parte do acervo produzido. Esta última ferramenta e, mais recentemente, o blog da biblioteca, são recursos para divulgação dos produtos e da agenda mensal das Estações, afora serem canais de comunicação e interação com os diversos públicos. Até março de 2015, o Blog das Bibliotecas obteve mais de 12 mil acessos.
- Vale Conhecer - Números
-
No âmbito das atividades de incentivo à leitura realizadas nas bibliotecas das Estações, como os circuitos de leitura, as oficinas culturais, os saraus e as sessões de contos, foram atendidas, até março de 2015, aproximadamente 30.400 crianças.
Atualmente, o acervo das Bibliotecas possui 8.312 exemplares. Além dos livros e das obras de referência, as Bibliotecas contam com periódicos, gibis, jogos e DVDs. Em 2009, foi implantado o sistema informatizado de empréstimo de livros na Biblioteca, mediante o cadastro de usuários. Até março de 2015, 5.500 usuários, aproximadamente, efetuaram o cadastro para empréstimo de material.
Desde 2006, as bibliotecas de Ouro Preto e Mariana realizaram mais de 250 mil atendimentos.
- Vale Promover - Números
-
Desde a inauguração do Programa, às quintas-feiras, exceto feriados, são realizados os Circuitos Diferenciados destinados aos alunos e professores que participam do Circuito Escolas Públicas, e aos moradores de Ouro Preto e Mariana, por meio do Circuito Comunidade, oferecendo vagas para a comunidade e para o público escolar. O Circuito é composto por uma viagem gratuita de ida e volta no trem, visitação guiada aos equipamentos de educação e cultura instalados nas estações e participação em oficinas.
O Circuito Escolas Públicas recebeu, desde agosto de 2006, quando foi realizada a primeira viagem de trem Ouro Preto-Mariana, até dezembro de 2014, cerca de 32 mil crianças e professores da comunidade escolar das duas cidades, possibilitando a um número expressivo de crianças, jovens e adultos a integração com os bens culturais e naturais presentes no contexto em que estão inseridos.
Já o Circuito Comunidade, inaugurado em outubro de 2008, tornou-se uma alternativa real de lazer cultural e educativo gratuito para os moradores de Ouro Preto e Mariana. Durante a viagem de Trem, os monitores do Programa repassam informações sobre ocorrências naturais do trecho, difundindo o conhecimento em relação à região em que vivem. Desde sua inauguração até dezembro de 2014, os Circuitos Comunidade atenderam aproximadamente a 52 mil pessoas.
- Vale Registrar - Números
-
De agosto de 2006 a dezembro de 2012, foram gravadas 98 videocabines, totalizando 1.516 depoimentos, abordando temas como “Música”, “Fé”, “Literatura”, “Cinema”, “Circo”, “Quaresma”, “Carnaval”, dentre outros. Além da exibição nos totens das estações, foram editados para veiculação em televisão, os vídeos: “Culinária”; “Festas Populares”; “Lendas, Casos e Mitos”; “Paisagens e Lugares”; “Bairros 1 e 2”. Em junho de 2013, iniciou-se a Mostra de Videocabines/Audiovisual, que são exibições dos vídeos nos bairros e distritos onde foram gravados os depoimentos, para serem assistidos em locais públicos pelos moradores. Aproximadamente 4 mil pessoas assistiram às Mostras de Videocabines/Audiovisuais até dezembro de 2014.
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale ofereceu aos moradores das comunidades locais oficinas de capacitação em linguagem fotográfica e audiovisual nas Estações de Ouro Preto e Mariana. Em oito anos de atividade foram produzidos 60 vídeos a partir dos cursos e oficinas de formação, abordando temas relacionados com o patrimônio e a cultura local, como “Folia de Reis”, “Benzedeiras”, “Pastorinhas do Padre Faria”, “Música Regional”, “Patrimônio e suas lendas”, dentre outros. Somente nas 7 Oficinas de Fotografia Digital promovidas pelo PEPTV foram beneficiadas 159 pessoas, dentre adultos, jovens e adolescentes. Nos cursos e oficinas de vídeo foram atendidos mais de 400 moradores da região.
Também foram produzidos vídeos para exibição nos espaços expositivos do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, que tratam de questões ligadas ao patrimônio ferroviário - “Pontes” e “Locomotiva”, e sobre as artes circenses - vídeo “Circo”. A equipe do Núcleo de Audiovisual editou ainda o vídeo “Banda São Sebastião - 100 anos de música”, com a participação de ex-alunos do curso de vídeo. Em 2011, foi produzido o videodocumentário intitulado “Ferreomodelismo”, que conta um pouco desse oficio através de depoimentos selecionados. O último videodocumentário produzido intitula-se Pedra Sabão. Além desses, foram produzidos dois Vídeos Registros: “Choveu poesia, coloriu noite e dia” e “Sarau”.
Links Relacionados
Veja alguns links relacionados com a educação patrimonial: