Premiações
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale está hoje consolidado após sete anos de funcionamento ininterrupto e conta com o reconhecimento conferido por prêmios nacionais, além de ter se tornado uma referência em Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana, e em todo o País.
- Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - 2007
-
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - 2007
O Trem da Vale foi agraciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que concedeu ao programa a Menção Honrosa do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. O Prêmio procura estimular e valorizar todos aqueles que atuam em favor da preservação do patrimônio cultural brasileiro.
- Prêmio Aberje Categoria Regional e Nacional - 2007
-
Prêmio Aberje Categoria Regional e Nacional - 2007
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) – 33ª edição, em 2007. O Trem da Vale foi premiado na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial, concorrendo com outros projetos culturais de todo o Brasil. A premiação reconhece a excelência da comunicação organizacional do Programa em trabalhos de preservação, valorização e difusão da memória das comunidades em que a Vale atua.
- Prêmio Cultura Viva - Vale Registrar - 2007
-
Prêmio Cultura Viva - Vale Registrar - 2007
O Vale Registrar foi selecionado como um dos cinco finalistas do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, escolhido em função das características e singularidades de seu trabalho no campo da História Oral. O Prêmio é dirigido a práticas culturais e educativas, envolvendo o campo das artes, do patrimônio cultural e da comunicação cultural, desenvolvidas nas comunidades e com a participação ativa das mesmas.
- Melhor projeto de infra-estrutura turística, eleito pelo Guia 4 Rodas - 2007
-
Melhor projeto de infra-estrutura turística, eleito pelo Guia 4 Rodas - 2007
Em 2007, o Trem da Vale foi eleito o melhor projeto de infra-estrutura turística pelo Guia 4 Rodas.
- Prêmio Pontos de Leitura – Edição Machado de Assis - 2008
-
Prêmio Pontos de Leitura – Edição Machado de Assis - 2008
A Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana foi uma das iniciativas selecionadas na primeira edição do Concurso Pontos de Leitura - Edição Machado de Assis, promovido pelo Ministério da Cultura em 2008. O Concurso reconhece ações que democratizam o acesso ao livro e incentivam a prática da leitura. Por ter sido selecionada, a Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana recebeu um kit composto por 500 livros: 50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência; um computador; uma impressora; e mobiliário básico.
- Prêmio Aberje - Categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial - 2009
-
Prêmio Aberje - Categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial - 2009
O Vale Registrar foi ganhador da etapa regional da 35ª edição do Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial. O Prêmio elege as melhores iniciativas de comunicação organizacional desenvolvidas em todo o país, e confere premiações a organizações, instituições e órgãos públicos com ações de destaque.
- Prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia - 2010
-
Prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia - 2010
Em 2010, a Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana foi agraciada com a Medalha Etelvina Lima, concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, como reconhecimento a sua atuação, no âmbito do estado de Minas Gerais, em prol da leitura e da Biblioteconomia.
- Prêmio Aleijadinho de Responsabilidade Social 2013 - Fundação Antônio Francisco Lisboa
-
Prêmio Aleijadinho de Responsabilidade Social 2013 - Fundação Antônio Francisco Lisboa
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale recebeu indicação da comunidade local para concorrer ao Prêmio Fundação Aleijadinho de Responsabilidade Social, categoriaGratidão e Honra*. A indicação do Trem da Vale significou um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido, sob a perspectiva inovadora da Educação Patrimonial, com as comunidades locais, ao longo da trajetória de sete anos do Programa.