Estação de Mariana
A Estação de Mariana, também denominada Estação Parque é um complexo composto pela Praça Lúdico-Musical, pela Biblioteca da Estação, pelo antigo casarão que abrigava a estação ferroviária de Mariana e por vagões fixos localizados nos arredores do prédio.
- Espaço Museográfico
-
Um quiosque multimídia situado no Hall de Entrada da Estação de Mariana convida o público a tocar na tela do computador para conhecer o programa e desvendar curiosidades sobre o antigo trecho ferroviário, viajar pela riqueza ambiental da região, por sua história e por seu patrimônio cultural, por meio de imagens e sons amplificados em uma televisão de led. O Espaço Museográfico conta ainda com o móvel Paisagem em Movimento, composto por textos, mapas e imagens sobre a evolução urbana de Mariana do século XVII ao XX, ressaltando a chegada do trem em 1914.
- Praça Lúdico-Musical
-
Localizada num ambiente ao ar livre no entorno da estação, a Praça Lúdico-Musical é composta por um conjunto de obras que integram brinquedos sonoros, luteria, artes plásticas e arquitetura, aberto à participação do público, especialmente as crianças.
As estruturas foram confeccionadas com materiais ferroviários reciclados e sucatas da antiga linha férrea, unindo arte e ecologia. O local abriga oficinas abertas à comunidade e atividades de arte-educação, que incentivam a criação de instrumentos e a sonorização dos brinquedos.
- Biblioteca da Estação de Mariana
-
A Biblioteca da Estação conta com um acervo de 5.566 livros, periódicos, DVDs de filmes nacionais e estrangeiros, todos vinculados a temas como literatura, patrimônio natural e cultural, história e memória.
A Biblioteca é um espaço de leitura, pesquisa, consulta e estudo disponível a toda comunidade, mas voltado, sobretudo, para o público infanto-juvenil.
Os usuários da Biblioteca de Mariana podem fazer a carteirinha para retirada de livro emprestado. O cadastro é feito mediante apresentação de foto 3×4 e dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência atual. Para os menores de dezoito anos, será necessário o comparecimento de um responsável e a apresentação de documentos do mesmo.
- Sala Multiuso
-
A Sala Multiuso é um ambiente lúdico para convivência intergeracional. Conta com TV e aparelho de DVD, além de dois totens nos quais são exibidos os depoimentos registrados na Sala de Histórias.
Nela se realizam, ainda, além de encontros variados, sessões de cinema com a exibição de filmes do acervo da Biblioteca.
- Vagão Sala de Histórias
-
O Vagão Sala de Histórias é reservado ao registro, em vídeo, de relatos de história oral de moradores da região e visitantes.
O objetivo é valorizar a identidade regional, fortalecendo a transmissão de conhecimento e a memória afetiva relacionada ao patrimônio do lugar.
- Vagão dos Sentidos
-
O Vagão dos Sentidos evoca a viagem do trem entre Ouro Preto e Mariana por meio de vídeos sobre o patrimônio da região exibidos em doze telas, sendo seis de cada lado, instaladas na superfície interna das janelas do vagão.
Os vídeos oferecem um espaço diferenciado de imersão no universo de imagens poéticas projetadas, que possibilita a concepção de novos formatos audiovisuais.
A linguagem do vídeo aliada a uma estrutura de exibição não-linear desperta a curiosidade sobre o processo de criação dessas obras, proporcionando aos visitantes sensações, sons e imagens da região.
Até o momento, existem seis obras, que foram especialmente produzidas, em exibição: “Barroco”, “Vagão de Todo Mundo”, “Campanários”, “Mineração”, “Tipos Móveis”, “Artesãos Invisíveis” e “Terra à Terra”. Os dois primeiros trazem referências do cotidiano das duas cidades históricas, o terceiro apresenta a linguagem dos sinos, tradição mineira que marca o dia-a-dia das duas comunidades, o quarto traz depoimentos de moradores de Ouro Preto e Mariana sobre o legado histórico e cultural de suas cidades, o quinto aborda um dos importantes ofícios da região: a tipografia, o sexto homenageia o trabalho de artistas e artesãos anônimos. O último - “Terrra à Terra”, faz referência à paisagem vista e imaginada, que surge da transformação constante do território mineiro.
- Vagão Oficina
-
Situado em um dos vagões fixos no entorno da Estação, o Vagão Oficina é um espaço disponível para a realização de oficinas culturais do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.