Vale Registrar
Acesse os depoimentos e entrevistas do Vale Registrar no portal de vídeos.
O subprograma Vale Registrar atua na consolidação da identidade cultural dos moradores dos municípios de Mariana e Ouro Preto, estimulando-os a assumirem o papel de protagonistas de sua própria história.
Na perspectiva do caráter interdisciplinar da educação patrimonial, o programa abre a prática educativa à comunidade valendo-se de modos de educação não-formal, buscando desenvolver a capacidade instrumental especialmente de jovens, utilizando espaços e equipamentos existentes nas estações de Mariana e Ouro Preto, voltados para o registro e a valorização do patrimônio cultural da região.
- O trabalho de História Oral
-
O trabalho de História Oral
O trabalho de história oral do Vale Registrar baseia-se na coleta e difusão de depoimentos sobre vivências relacionadas à região abrangida pelo Trem da Vale. Conta com dois tipos de entrevistas – Histórias de Vida e Histórias Temáticas – que acontecem periodicamente, e de forma alternada, nas Salas de Histórias das Estações de Mariana e Ouro Preto.
Nesses ambientes voltados para a memória social, são registradas as várias narrativas individuais que passam a constituir documentos devidamente processados, armazenados e disponibilizados na Biblioteca da Estação de Mariana, em acervo impresso e em vídeo.
Desenvolvido através de metodologia específica de registro de história oral, este trabalho contribui para a preservação da memória coletiva, ao proporcionar a socialização e a democratização da informação histórica.
Nas entrevistas, são contemplados depoentes representativos das duas cidades, seja por sua atuação profissional ou por poderem fornecer informações relevantes sobre diversos aspectos dos lugares onde nasceram ou vivem.
Veja entrevistas e depoimentos do trabalho de História Oral.
- Produção Videográfica e Capacidade Instrumental
-
Produção Videográfica e Capacidade Instrumental
O Vale Registrar contempla uma prática continuada de produção videográfica e de desenvolvimento da capacidade instrumental de jovens e adultos voltada para o conhecimento e a utilização da linguagem audiovisual visando o registro de valores culturais locais.
Treinamento e apoio pedagógico, equipamentos e recursos audiovisuais do Programa são disponibilizados para as gravações das entrevistas de Histórias de Vida e Temáticas e em atividades tais como:
- registros de breves depoimentos de moradores e visitantes sobre temas ligados ao patrimônio cultural de Mariana e Ouro Preto, por meio da instalação de uma videocabine móvel em diferentes ocasiões e espaços desses municípios;
- cursos de capacitação em linguagem audiovisual com a produção de vídeos-documentários de curta duração sobre manifestações e bens culturais locais;
- além do treinamento de monitores do Trem da Vale para a operação e conservação dos equipamentos do Programa.
Trata-se da utilização dos meios eletrônicos e digitais e de recursos audiovisuais para documentar e difundir o acervo cultural referencial de uma cidade ou comunidade.
Até o momento, foram produzidos quatro videodocumentários pelo Vale Registrar: Locomotiva, Circo, Pontes e Banda São Sebastião - 100 anos de música.
Pesquisadores e visitantes do site do Trem da Vale podem acessar o material produzido, tanto o acervo impresso quanto o audiovisual, composto por trechos editados das entrevistas gravadas de Histórias de Vida.
- Cursos de Capacitação
-
Cursos de Capacitação
Cursos de capacitação em audiovisual para jovens e adultos, gravações de depoimentos de personalidades e trabalhadores, coletas de impressões de visitantes e moradores das comunidades locais, além de revelarem peculiaridades da diversidade cultural da região abrangida pelo Trem da Vale, esses registros constroem uma rede de vivências que, ao aflorarem da memória de cada um, tecem a história de todos.
Todos têm histórias a serem contadas e guardadas. E cada pessoa tem um modo diferente de expressar sua própria história. É o reconhecimento do passado enriquecendo o futuro, ampliando a visão do processo histórico e permitindo ao cidadão compreender o presente e agir sobre ele.
O trabalho voltado para a construção da memória coletiva a partir do resgate da memória individual é fundamental, pois se evita perder a identidade e as raízes culturais locais. Vale Registrar o “patrimônio vivo” de Mariana e Ouro Preto.