Home » Notícias
O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, no dia 31 de maio, a terceira gravação, em Mariana, de entrevista relativa à sexta fase do programa, correspondente a 2011. A marianense Maria Clara Celestino Souza, nascida em 1953, durante mais de duas horas, em seu depoimento de História de Vida, recordou e descreveu aspectos da vida social, econômica e educacional da cidade.
A entrevistada Maria Clara Celestino Souza no pátio da Estação Ferroviária de Mariana, com a equipe do Vale Registrar – Rodrigo Lima (estagiário), Cristiane Evangelista (produtora), Josanne Simões (entrevistadora) e Wesley Souza (assistente de câmera). Foto: Rafael Santos
Comerciante e fotógrafa instalada há aproximadamente 39 anos na Praça da Sé, Maria Clara, com vivacidade, lembrou-se, entre outras memórias relatadas, do cotidiano no Grupo Escolar Dom Benevides e no Colégio Estadual Dom Silvério; as idas à Estação Ferroviária de Mariana para levar o café da tarde ao pai ferroviário quando aproveitava para brincar no armazém, pulando entre as sacas de café ou rodando a catraca; e a curiosidade em relação à zona boêmia da cidade. Da adolescência, rememorou os grupos musicais The Rebels, Abutres e Os Incas, que tocavam sucessos internacionais do rock. Mencionou ainda a boate Senzala e as rodas de música e conversa dos jovens no “Jardim”. Novidade para o Núcleo de História Oral foram os nomes e casos de personagens curiosos que povoaram sua infância como Zé Andorinha - o “transporte humano de Mariana” que carregava nas costas tudo aquilo que as pessoas pedissem; Saninha “Sete Saias”; Ritoca; Iota; Fanci Caiau e outros…
A entrevista agora entra em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, esta e as outras entrevistas que se seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana e, também, neste site.
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310