Home » Notícias
As equipes dos Núcleos de História Oral e Audiovisual do Vale Registrar, antes de iniciar a gravação da entrevista de História Vida – Marly Moyses da Silva Araujo (entrevistada), Rodrigo Benevenuto (estagiário), Rafael Bouças (câmera) e Josanne Simões (entrevistadora) – no Vagão Oficina de Vídeo / Sala de Histórias da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Leonardo Penna
O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, no dia 16 e 30 de outubro, três gravações de entrevistas em Mariana, sendo uma da tipologia História de Vida e duas da tipologia História Temática Clubes Socioesportivos, referentes à sétima fase do programa, correspondente a 2012.
A educadora Marly Moyses relembrou, entre outras coisas, a atuação de algumas professoras marianenses nos distritos do município, os animados carnavais e carros alegóricos, e o ensino na cidade, em especial sobre o Colégio Providência e a importância das religiosas que fundaram o educandário Santo Estevão.
No que concerne aos clubes socioesportivos, os entrevistados Felicio Timoteo dos Santos - o Timóteo - e Marcos Antonio Gomes de Carvalho - o popular Antonio Fofoca - prestaram valiosos depoimentos.
Dentre as memórias reveladas por Timóteo, ressaltam-se aquelas relativas às sedes sociais do Guarany Esporte Clube, especialmente sobre a construção da sede atual, bem como as especificidades do terreno onde foi construído o seu campo de futebol. Isso, sem deixar de lado lembranças sobre jogadores que fizeram história no Clube.
Já Antonio Fofoca, de família tradicionalmente ligada ao Marianense Futebol Clube, enfatizou as festas e grupos musicais que atuavam nos bares e bailes da cidade, como o Jazz Band Quiriri, como também outras atividades que o clube promovia como bingos e animados jogos de ping-pong.
A entrevista agora entra em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, esta e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana.
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310