Home » Notícias
O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou no último dia 18 de abril, a gravação da segunda entrevista referente à Fase 6, correspondente a 2011, em Ouro Preto.
O ouro-pretano Victor Vieira de Godoy, nascido em 1948, no bairro Rosário, recordou e descreveu, durante duas horas e meia, aspectos da vida social, econômica e religiosa de Ouro Preto, enriquecendo o acervo do Vale Registrar, disponível na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana e também neste site.
O senhor Victor Godoy descreveu passagens de sua infância em Ouro Preto, com destaque para as brincadeiras e o campo de futebol que, junto com seus amigos, mantinham atrás da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O entrevistado apresentou importantes fragmentos da história de Ouro Preto durante a década de 1960; dentre eles, o Golpe de 1964 e seus impactos na cidade, citando a participação de diversas associações e agremiações que exerceram um ativo papel de contestação ao regime político que se instalava.
Os primeiros festivais de inverno, organizados pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ouro Preto a partir de 1968: participação de artistas e intelectuais mundialmente conhecidos, oficinas, grupos e peças teatrais apresentados no Teatro Municipal “Casa da Ópera”.
Professor aposentado da Escola de Farmácia, Victor Godoy presenciou e contribuiu para a fundação da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual exerceu também os cargos de pró-reitor de Administração e pró-reitor Acadêmico.
A entrevista agora entra em sua fase de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. Posteriormente, esta e todas as outras entrevistas que se seguirão, serão reunidas ao referido acervo para consultas e pesquisas.
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310