Home » Notícias
Na semana passada, as estações do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale receberam diversas atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. No Domingo, dia 12, houve apresentação do espetáculo “Othelo”, livre adaptação da obra de William Shakespeare para o cenário circense. A montagem é do Nefasto Grupo, formado por alunos e ex-alunos do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
No decorrer da semana, foi ainda realizado o curso “Educação Patrimonial -Uma prática dentro e fora da escola”, direcionado a estudantes, educadores e profissionais da área de patrimônio. O curso propôs o debate e a reflexão em torno da utilização da metodologia de educação patrimonial em sala de aula e em espaços de ensino alternativos. Iaci Iara de Almeida, professora da rede pública de ensino de Belém e funcionária do departamento de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, participou do curso com o intuito de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais da área. Iaci, que atua em projetos culturais em Belém e municípios do interior do Pará, achou interessante perceber o modo como a metodologia de educação patrimonial - com base nos conceitos criados pela pesquisadora Maria de Lourdes Parreiras Horta - é aplicada em outras regiões do Brasil.
A Tenda Cultural da Estação foi utilizada para a realização da oficina Técnicas Circenses, ministrada por Giselli Queiroga e Danilo Camassuti. Voltada para jovens com idade acima de 16 anos, a oficina buscou trabalhar a consciência corporal e o ritmo através de técnicas de circo, com foco em acrobacia área, acrobacia de solo e dança.
Em Mariana, a oficina Cultura Digital na Maturidade atraiu pessoas que nunca tiveram contato com o ambiente da web, como a senhora Maria Aparecida de Paula, que usou pela primeira vez as ferramentas disponíveis na rede para se comunicar, via email, e obter informações sobre assuntos diversos. Para ela, a internet será um importante canal de pesquisa, e poderá auxiliar, sobretudo, nas aulas de pintura, que pratica.
Nesta semana, as atividades do Festival de Inverno nas estações continuam. Haverá Trilhas Sensoriais, Oficina de Malabares, Circuito de Educação Patrimonial - visita guiada ao Programa Trem da Vale, e o espetáculo “O Grande Circo Misto”. Mais informações sobre datas, horários e inscrições para essas atividades estão disponíveis no site www.festivaldeinverno.ufop.br.
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310