Home » Notícias
O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, nos dias 20 e 27 de novembro, duas gravações de entrevistas. Em Mariana, no dia 20, foi realizada uma entrevista da tipologia História de Vida. Em Ouro Preto foi realizada, no dia 27, uma entrevista tipologia História Temática Clubes Socioesportivos.
Filha de tradicional família marianense, Marília Queiroz Camillo, nasceu no Rio de Janeiro, mas ainda na infância, mudou-se para Mariana. Dentre suas lembranças, registradas na entrevista, vale ressaltar a minuciosa descrição da Casa Modelo, estabelecimento comercial pertencente a seus tios, que se localizava na Rua Direita; os carnavais do Marianense, bem como seu estranhamento com hábitos e rotinas comuns nas pequenas cidades que, porém, diferiam de sua experiência como moradora da antiga capital do País.
Em Ouro Preto, a entrevistada foi Eunice Martins de Carvalho, popularmente conhecida como Nicinha de Carvalho, que contou divertidas histórias da Associação Atlética Aluminas. Natural de Ponte Nova, na década de 1950, após se casar com José de Carvalho Sobrinho (ex-jogador, massagista e soldador da ALCAN), mudou-se para Ouro Preto. A partir de então, começou a ter proximidade com a vida social e esportiva do Aluminas: não perdia um baile na sede social do clube ou um jogo do time de futebol, fosse este em Saramenha, na Barra ou até mesmo em outro município. Por quase uma hora, Dona Nicinha recordou as faixas de campeão que colocou em seu marido, das brigas no campo e da apaixonada torcida do Aluminas, que sempre acompanhava o time com bandeiras, tambores e faixas.
As entrevistas agora entram em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, estas e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana, e também neste site.
A entrevistada Eunice Martins de Carvalho, seu filho Carlos Alberto de Carvalho e a equipe do Vale Registrar: Leonardo Penna, Rafael Bouças, Rafael Veloso e Eder Melo na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Cristiane Evangelista
Tamanho do texto:
A- A+As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados.
Consulte os horários e respectivas estações de embarque acessando o calendário dos trens.
A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto - Mariana está em manutenção. As viagens são feitas por uma locomotiva a diesel G8.
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3551-7705
Tel da Estação:
(31) 3551-7310
Praça Cesário Alvim, s/n. – Barra
A Estação fica aberta a visitação de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.
Tel da Bilheteria:
(31) 3557-3844
Tel da Estação:
(31) 3558-3104
Praça Juscelino Kubitschek, s/n. – Centro
Em duas quintas-feiras de cada mês, os moradores de Ouro Preto, Mariana e distritos podem viajar gratuitamente no trem, por meio do Circuito Comunidade e do Circuito Escolas.
Para realizar o agendamento é necessário entrar em contato através da Estação de Ouro Preto pelo telefone: 31 3551-7310